Artigo de médicos do HBA e Hospital da Luz em publicação internacional de oncologia

Artigo do HBA e Hospital da Luz em publicação internacional de oncologia

O Journal of Oncology Pharmacy Practice, publicação oficial da International Society for Oncology Pharmacy Practitioners (ISOPP) especializada no ensino dos profissionais de saúde em oncologia, publicou em outubro passado um artigo de um grupo de médicos do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) reportando efeitos tóxicos de um tratamento de quimioterapia de cancro colorretal.

É autor do artigo o médico interno de oncologia João Godinho, juntamente com Mafalda Casa Nova (especialista em oncologia), Teresa Mesquita, Maria João Baptista e Francisco Araújo (especialistas em medicina interna), José Vale (diretor do Serviço de Neurologia) e José Luís Passos Coelho (diretor do Departamento de Oncologia do HBA e coordenador do Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa).

O artigo descreve a toxicidade neurológica (encefalopatia tóxica) induzida num doente de 77 anos com cancro no cólon, tratado com quimioterapia adjuvante com capecabitina e oxaliplatina. Os autores referem que, apesar de isso acontecer raramente, estes fármacos podem causar disfunção neurológica, pelo que os médicos têm que ter isso em conta quando os prescrevem.

Leio o artigo ‘Acute reversible toxic encephalopathy during capecitabine and oxaliplatin treatment’