Medicina do Sono: nova consulta multidisciplinar no Hospital da Luz Guimarães

O Hospital da Luz Guimarães tem agora disponível a consulta de Medicina do Sono, para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de perturbações e doenças do sono. Esta consulta é realizada por uma equipa própria e multidisciplinar, que aborda estas doenças nas suas múltiplas vertentes, seguindo assim as mais recentes normas nacionais e internacionais, bem como as boas práticas consagradas pela Ordem dos Médicos.

A investigação científica mais recente indica que há uma associação entre perturbações do sono e certas doenças (como a síndrome de apneia obstrutiva do sono, uma doença respiratória que pode acarretar doenças cardiovasculares graves). Por isso, a consulta de Medicina do Sono é coordenada pelas especialidades de Pneumologia (Maria José Guimarães) e Otorrinolaringologia (Fausto Fernandes), mas inclui médicos de outras áreas – entre as quais, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Maxilofacial, Neurologia, Medicina Dentária, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Psicologia e Psiquiatria –, bem como terapeutas da fala e técnicos de neurofisiologia.

No Hospital da Luz Guimarães, estão igualmente disponíveis os exames e terapêuticas necessárias ao diagnóstico e acompanhamento das doenças do sono – tais como polissonografia (de diagnóstico em laboratório, diagnóstica e terapêutica ou em regime de ambulatório), poligrafia simplificada do sono (níveis III e IV), oximetria (nível IV), adaptação de ventiloterapia domiciliária (invasiva ou não invasiva) em regime de laboratório com capnografia transcutânea, testes de latências múltiplas do sono e DISE. Todos os doentes que assim o autorizarem poderão ter acompanhamento da sua terapia à distância, através de telemonitorização.

Para marcações de consultas e exames, pode utilizar qualquer um dos nossos canais (app, site, uma das nossas receções ou por telefone 253 420 300).