Um inquérito feito a mais de mil pessoas que, durante o ano passado, utilizaram os serviços do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) revelou que a população servida por este hospital continua a avaliar muito positivamente a prestação de cuidados de saúde no HBA. A cirurgia de ambulatório tem as classificações mais elevadas, dadas pelos utentes, em média de 90 pontos em 100. As Urgências, um dos serviços mais problemáticos em todos os hospitais, têm no HBA um nível de satisfação também muito positivo. O inquérito, realizado por uma consultora externa, avalia a satisfação dos utentes em cinco grandes áreas do hospital e analisa a avaliação da qualidade que estes utentes fazem dos serviços do HBA. As cinco áreas escolhidas são a cirurgia de ambulatório, as consultas externas, o hospital de dia, o internamento e as urgências. Segundo as conclusões do inquérito «verifica-se que os utentes da Cirurgia de Ambulatório atribuem, em geral, as classificações mais elevadas a este serviço, ao passo que as menos elevadas são atribuídas pelos utentes das urgências”. O índice médio de satisfação dos utentes do Hospital Beatriz Ângelo, revela ainda o mesmo estudo, é 83,1 pontos em 100, sendo considerado, por isso, que os utentes avaliam de forma globalmente muito positiva a prestação de cuidados no HBA. Ainda de acordo com o inquérito, e em comparação com os resultados obtidos no estudo feito em 2014, “verifica-se uma subida generalizada das valorizações médias das consultas externas e do internamento”, indicando esse valor que os utentes do HBA estão mais satisfeitos agora, do que em 2014, com os serviços prestados nestas áreas. A atuação dos médicos é um dos principais motivos apontados para os utentes se dizerem genericamente satisfeitos com os serviços do HBA. Os enfermeiros, por seu lado, são fundamentais na avaliação da qualidade da cirurgia de ambulatório e do internamento. O trabalho realizado nas receções pelos administrativos e pelos técnicos e enfermeiros nos exames de diagnóstico e nos tratamentos é, finalmente, fundamental para fazer aumentar o grau de satisfação dos utentes no hospital de dia e na triagem das urgências. A propósito de urgências, o estudo da consultora externa avaliou este serviço nas suas diferentes áreas e dimensões, concluindo que a avaliação dos utentes que as utilizam é globalmente positiva, com índices de satisfação sempre acima dos 80 pontos em 100. O estudo foi feito com base em cerca de mil inquéritos, que utilizaram os serviços do HBA entre fevereiro e novembro de 2015.