28 de setembro de 2024, véspera do Dia Mundial do Coração. Estádio da Luz, em Lisboa. Durante o intervalo do jogo SL Benfica x Gil Vicente FC, um vídeo protagonizado pelo craque das ‘águias’, António Silva, é mostrado nos ecrãs do estádio. No vídeo, o defesa central e internacional A do SL Benfica mostra como é feita uma massagem cardiorrespiratória e desafia, depois, os cerca de 59 mil adeptos do clube no Estádio a entoarem o “Cântico do Coração” ao ritmo das batidas cardíacas. O cântico ecoou por todo o estádio, numa nova versão do icónico “Eu Amo o Benfica”, que foi adaptado pelo DJ Kamala e acelerado para 120 bpm (batimentos por minuto) – a frequência máxima ideal para reanimação cardíaca. Quando esta nova versão do cântico começou a tocar no estádio, entraram no relvado os Tocá Rufar, dando ritmo e força à voz dos milhares de adeptos presentes. Foi uma experiência única e emocionante, em que o público teve a oportunidade de aprender os gestos básicos do Suporte Básico de Vida e, ao mesmo tempo, celebrar o desporto e a vida com a música do coração de todos os benfiquistas. Esta ação de ativação da marca Hospital da Luz, produzida pela agência FunnyHow em parceria com o SL Benfica, foi uma das vencedoras de um dos prémios internacionais de criatividade atribuídos pelo Clube de Criatividade de Portugal, no festival CCP 2025, categoria ‘Eventos e ativação / Evento para o Consumidor’, como “experiência de marca”. A candidatura foi apresentada pela FunnyHow, com o título ‘Hino do Coração’ e as seguintes indicações: “O Hospital da Luz, patrocinador oficial do Sport Lisboa e Benfica, procurava uma forma relevante e emocional de se aproximar dos adeptos do clube durante um match day. O objetivo era reforçar a presença da marca num território altamente passional como o futebol, mas de forma autêntica, útil e alinhada com a missão da marca: salvar vidas.” “Surgiu então o desafio: como ativar esta parceria desportiva de forma a criar valor real para a comunidade, aproveitando um momento de elevada atenção como um jogo em casa na Luz?” “O contexto revelou-se alarmante: 8 em cada 10 portugueses não sabem realizar manobras de reanimação. Associado a isso, estudos mostram que o risco de paragem cardíaca aumenta durante momentos de grande stresse emocional – como um jogo de futebol. E poucos clubes têm uma história tão marcada por este tema como o Benfica, que viu o jogador Miklós Fehér falecer em campo devido a uma paragem cardíaca”. “O briefing era, por isso, claro: criar uma ativação impactante no estádio que envolvesse os adeptos, gerasse notoriedade para o Hospital da Luz e, acima de tudo, sensibilizasse para a importância de saber fazer Suporte Básico de Vida”. A agência aproveitou, então, “um elemento profundamente emocional e enraizado na cultura do clube, o hino “Eu Amo o Benfica”. E, com o apoio do parceiro musical oficial do Benfica, adaptou o hino à cadência de 120 bpm – o ritmo ideal para realizar compressões torácicas em caso de paragem cardíaca. Assim nasceu o “Hino do Coração” – o primeiro cântico de estádio que pode salvar vidas”. “Além do impacto imediato no estádio, a ação gerou grande atenção mediática e social, tornando-se um exemplo de como uma marca de saúde pode ativar uma parceria desportiva com propósito real”, acrescenta ainda FunnyHow na sua candidatura. Mais de 59.000 adeptos assistiram à ação ao vivo no estádio. Mais de 20 meios de comunicação nacionais noticiaram a iniciativa, incluindo imprensa generalista, desportiva e especializada em saúde. Foram alcançadas cerca de 5 milhões de pessoas através de earned media e redes sociais e milhares de adeptos interagiram com conteúdos da campanha e partilharam o hino adaptado nas redes sociais. O prémio ‘bronze winner’ para esta ‘experiência de marca’ foi conhecido há cerca de um mês e confirmado no Festival 2025 do Clube da Criatividade de Portugal (CCP), que se realizou no final de maio. O CCP é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a criatividade em comunicação, realizando anualmente, desde 1998, o mais prestigiado festival de criatividade em Portugal. Parabéns, FunnyHow! E parabéns Hospital da Luz!