Os Prémios Europeus dos Hospitais Privados, uma iniciativa da União Europeia de Hospitais Privados e da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), distinguiram mais uma vez o Hospital da Luz. Os prémios foram atribuídos no passado dia 25 de maio, em Lisboa, e o Hospital da Luz Learning Health, empresa da Luz Saúde dedicada a atividades de formação, investigação e inovação, foi o vencedor na categoria de “Excelência no local de trabalho”, pela criação e desenvolvimento de um percurso formativo inovador destinado a técnicos de serviço ao cliente em instituições de saúde. Esta foi a 2ª edição dos Prémios Europeus dos Hospitais Privados, que visam reconhecer o contributo cada vez maior dos hospitais privados em toda a Europa. Quatro dos sete prémios do evento foram atribuídos a hospitais privados portugueses, o que, na opinião de Óscar Gaspar, presidente da APHP, é reflexo “do nível de excelência e de empreendedorismo da hospitalização privada portuguesa” e demonstra bem a sua “capacidade para conjugar qualidade, eficiência e inovação”. O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou, por seu turno, que o país “deve apostar na cooperação entre os setores público e privado na saúde”. Na primeira edição destes prémios, em 2022, o Hospital da Luz Learning Health tinha sido distinguido pelo seu Centro de Simulação, o maior em Portugal e um dos maiores da Europa, disponibilizando mais de 100 simuladores e manequins com tecnologia de última geração para o treino de atuais e futuros profissionais de saúde. Na foto em cima, Cristina Freitas e Francisca Leite, diretora da área de Formação e diretora executiva do Hospital da Luz Learning Health, respetivamente, que receberam o prémio. Formação inovadora para técnicos de serviço ao cliente O Percurso Formativo de Técnicos de Serviço ao Cliente do Hospital da Luz é uma formação específica para estes profissionais, criada e desenvolvida pelo Hospital da Luz Learning Health com a colaboração de centros de gestão do Hospital da Luz Lisboa e de direções centrais da Luz Saúde. “Os técnicos de serviço ao cliente são a ‘cara’ das nossas unidades e, como tal, é importante garantir que têm adequada preparação para uma função que é complexa e exclusiva da nossa atividade. Atualmente, porém, não existe qualquer formação externa, curso técnico ou superior que prepare estes profissionais para o exercício das suas funções”, afirma Cristina Freitas, diretora de Formação do Hospital da Luz Learning Health, explicando a mais-valia deste projeto. O percurso formativo tem, por isso, como principais objetivos: Garantir a preparação adequada, transversal e rápida deste profissionais, dotando-os de capacidade de autonomia e conhecimento abrangente de todos os temas; Impulsionar a integração de todos os colaboradores de forma inovadora e prática, facilitando a aquisição de conhecimentos e competências importantes para o desempenho das suas funções. A formação é composta de vários módulos teórico-práticos, com uma forte componente de treino simulado, em cenários de atendimento ao cliente que recriam os ambientes reais em que os formandos terão depois de trabalhar. Estes cenários foram criados no Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning. O balanço global do curso, de acordo com as avaliações que foram feitas pelos formandos e formadores, “foi muito positivo”.